Atualizado para 2023
Cálculo do Valor da Empresa ou Valuation
Tudo o que você e sua empresa precisa saber para faz cálculo eficaz.
No vídeo abaixo Marcos Françóia ( Diretor da MBF ) esclarece algumas dúvidas sobre o procedimento de Cálculo do Valor da Empresa ou Valuation, as perguntas mais recorrentes, bem como os passos iniciais, e o que realmente importa em um cálculo desse tipo.
Considerando que o valor econômico de uma empresa é definido pelo que a empresa é capaz de gerar em benefícios futuros de caixa com a expectativa de seu potencial operacional, o método de valor da empresa pelo critério do fluxo de caixa descontado (FCD) é, sem sombra de dúvidas, o mais indicado para avaliação e montagem de planos de negócios.
O cálculo do valor presente de todos os fluxos de caixa no futuro, descontados por uma taxa de atratividade, também considerada como custo de oportunidade dos investidores, é o que determina a geração de valor de uma empresa.
Neste método, o valor do patrimônio físico (prédios, máquinas, terrenos e outros), somente serão destacados se produzirem resultados futuros que não sejam computados pela operação da empresa na sinergia possibilitada com o uso conjugado destes ativos.
“O valor de negociação de uma empresa pode ser entendido como o valor máximo que um comprador estaria disposto a pagar e, ao mesmo tempo, o valor mínimo que o vendedor aceitaria”.
O método FCD abrange o projeto em toda a sua potencialidade operacional, econômica, financeira e em itens que podem ser considerados abstratos numa análise.
Todavia, apesar de ser o modelo que representa o maior rigor técnico e conceitual para expressar o valor econômico de uma empresa, também carrega uma dose de subjetividades na avaliação, exigidos como pressupostos para a projeção dos resultados. Um dos pressupostos é que, com o passar dos anos, espera-se que a política econômica brasileira se adeque aos padrões das grandes nações, estabilizando a inflação e permitindo a adequação entre receitas e despesas de forma que produzam razoáveis resultados econômicos para as empresas, remunerando o capital empregado no empreendimento.
Para o setor agroindustrial, o modelo requer um rigor ainda maior nas projeções, pois é necessário observar as diversas nuances das atividades desempenhadas nos diversos setores. Este rigor será comentado nos itens que seguem.
A metodologia Fluxo de Caixa (Descontado FCD) baseia-se no conceito de operação contínua, sendo recomendada para uso em empresas com perspectivas de resultados futuros positivos, levando em consideração os investimentos necessários, seu mercado e suas características de negócios.
É uma abordagem indicada para empresas com fluxos futuros positivos, estimados com algum grau de confiabilidade e que possa existir uma forma de mensurar o risco a ser incluído na taxa de retorno.
Esta projeção de fluxos futuros deve levar em consideração todas as variáveis inerentes ao negócio, tangíveis e intangíveis, pois produzem impactos monetários ao longo do tempo.
Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.
Albert Einstein

Muitos desconsideram na análise o poder da marca, visto que os produtos podem possuir especificações reguladas. No entanto, o item credibilidade é um dos que mais afeta o setor e o histórico de performance comercial e a qualidade de seus gestores, refletem diretamente nos preços médios praticados.
A consolidação ocorrida nos últimos 15 anos teve como meta principal uma fatia maior de mercado e poder para enfrentar os grandes players comerciais que ditavam as regras dos preços. Portanto é um item que é preciso ser considerado na análise. A consolidação diferenciou as empresas em relação à quantificação de seus custos, reduzindo custos fixos e operacionais com a centralização de compras.
Diversos itens afetam a composição dos custos operacionais e estão diretamente relacionados com a localização da unidade industrial, tais como: infraestrutura de atendimento às demandas de reposição de peças, qualidade da mão de obra, escoamento de produtos, concorrência pela matéria-prima, entre outras.
Uma unidade em operação traz em sua estrutura uma sinergia produtiva, composta pela lavoura constituída, apoio agroindustrial, disposição de fábrica e mix de produção definido, gestão sobre os processos (do campo até a comercialização) e mão-de-obra qualificada, ainda que dependa de ajustes para maximizar os resultados.
O modelo de Governança é um item que tem um elevado grau de importância nas análises de crédito e credibilidade do setor, afetando diretamente as negociações em todos os níveis operacionais e financeiros. Nesta questão, a qualidade e/ou a capacidade de gestão (do nível gerencial à alta direção), precisa ser avaliada e consideradas na mensuração e estratégias das projeções.
As questões de inovações tecnológicas e qualidade da manutenção.
Qualidade das máquinas, caminhões, veículos e equipamentos de apoio agrícola.
A dependência de cana de terceiros e o custo do arrendamento, capacidade de manter esta dependência sem aumento dos custos, requer atenção na administração dos contratos de arrendamento (prazos/subsídios/área útil real).
A conjugação dos fatores edafoclimáticos, variedade das plantas, qualidade do apoio agrícola e da gestão.
As questões de inovações tecnológicas e qualidade da manutenção.
A capacidade de flexibilização da produção, de acordo com a demanda comercial.
A conjugação dos fatores de qualidade dos equipamentos, distribuição de fábrica, qualidade da gestão.
Considerando as questões das variáveis tangíveis e intangíveis listadas, as projeções são feitas sob forma de demonstração de resultados, encontrando assim os lucros líquidos. Porém, para chegar a esta projeção, diversas etapas precisam ser concluídas.
O fluxo de caixa é descontado pelo custo médio ponderado de capital (Weighted Average Cost of Capital – WACC), pois já incorpora o benefício fiscal do endividamento oneroso. Ressalta-se que, como o objetivo é encontrar o valor do negócio para todos os provedores de capital, é o único critério que abrange as estruturas de capitais da empresa.
É aplicável, quando há interesse em conhecer o valor de mercado da empresa e também nas avaliações de cotas. Os resultados serão a base de negociações de compra ou venda, ou até mesmo de discussões judiciais.
A MBF Partners é especialista no cálculo de valor de empresas, com significativos resultados de sucesso em suas análises.
Envie suas dúvidas ou solicite uma reunião presencial ou via ZOOM MEETING, A MBF Partners costuma responder no mesmo dia.
Imparcialidade, credibilidade e segurança. Estes são os pilares das avaliações e sugestões de tomadas de decisão. Produzindo laudos objetivos que reproduzem os fatos com clareza e transparência.
A MBF Partners também é reconhecida por bancos nacionais e internacionais, fundos de investimentos e outros para concessão de empréstimos de curto e longo prazo, tendo elaborado diversos projetos de viabilidade econômica e financeira. Atua, também, em vários projetos de recuperação judicial, sempre propondo soluções que, em muitas vezes, beneficiam ambos os lados do processo.
A MBF também foi indicada e aprovada para fazer parte da TMA Brasil, representante brasileira da Turnaround Management Association, conceituada associação mundial que reúne profissionais envolvidos com recuperação da performance e do valor das empresas e organizações em geral. Seus membros são profissionais engajados na geração de valor nos processos de reestruturação, recuperação ou de liquidação de empresas.
O quadro de colaboradores e associados da MBF é composto por profissionais experientes e com vastos conhecimentos práticos e acadêmicos. Integram este grupo, advogados, executivos do agronegócio das áreas de controladoria, financeira e agrícola, muitos dos quais representantes de Conselho de Administração/Fiscal de empresas do setor, além de professores universitários.
A MBF Partners é formada pelas empresas MBF Agribusiness, RF- Risco Calculado e I9 Organização e Gestão Contábil. A primeira empresa surgiu em 1993, dando apoio às decisões de investimentos, análises mercadológicas, auditorias e na gestão de empresas utilizando um amplo e especializado corpo técnico.
Rua Guerino Giovanini, 255 – Jardim Lopes da Silva, Sertãozinho – SP, 14169-014
CONTATOS
Fone: 16 3946.6474
E-mail: mbf@mbfagribusiness.com
Whatsapp: 16 99287.5465
Responsável pela Segurança de Dados Pessoais: Marlon Dias E-mail: dados@mbfagribusiness.com


