Gestão de Risco

O risco é um elemento inerente ao agronegócio e o resultado esperado no planejamento estratégico pode ter variações significativas a cada safra, devido ao clima, ao mercado, à política, à economia, entre outras.

O processo de gerenciamento de riscos tem como objetivo preparar indicadores para a tomada de decisão, com o intuito de otimizar os resultados esperados e, principalmente, assegurar o valor do patrimônio investido.

Tendo como base o planejamento de produção agrícola e industrial, com todos os detalhes que o compõe (rendimentos, indicadores de custos, estimativas de receitas, eficiências, indicadores de inflação, câmbio), são definidos parâmetros e limites para que a tomada de decisão seja rápida, eficiente e otimize os resultados.

Mais importante que a produção de dados consistentes, é a capacidade de analisar e tomar a decisão. Preparar a equipe que gerenciará os riscos é parte do processo da atividade desenvolvida pela MBF de Gestão de Riscos.

Por que implantar uma política de risco com a MBF?

Com pessoal técnico qualificado, com ampla experiência atuando como analistas e executivos, e com reconhecido sucesso nos trabalhos desenvolvidos, a equipe da MBF sabe produzir os indicadores e assessorar na tomada de decisão.

Imparcialidade, credibilidade e segurança. Estes são os pilares de nossas avaliações e sugestões de tomadas de decisão. Produzimos laudos objetivos que reproduzem os fatos com clareza e transparência.

Além disso, nossos trabalhos são reconhecidos e aceitos por Bancos e outras Instituições Financeiras, nacionais e internacionais.

Atividades que são desenvolvidas

  1. Avaliação dos controles e da gestão de custos operacionais, quanto aos itens controlados e consistência na formação dos valores e coeficiente de utilização;
  2. Avaliação do planejamento orçamentário, quanto ao nível de detalhamento e definição de responsabilidades no alcance de metas;
  3. Avaliação dos sistemas de projeção econômica e financeira: Fluxo de caixa de curto e longo prazos, controle do endividamento, DRE e Balanço;
  4. Avaliação do nível de confiabilidade das informações registradas nas contas contábeis;
  5. Avaliação do organograma funcional;
  6. Avaliação do nível de informatização;
  7. Apresentação de um diagnóstico de resultados e sugestões;
  8. Definição de um plano de implantação do modelo de Gestão de Riscos.

Parcerias e Certificações MBF

Visando melhorar a qualidade dos seus trabalhos, a MBF é certificada ISO 9001 desde 2013. O certificado abrange o Sistema de Gestão da Qualidade, utilizado nos serviços de auditoria, assessoria, consultoria técnica, reestruturação de empresas e pesquisa na área de gestão do agronegócio.

A partir de 2013, a MBF Agribusiness também foi indicada e aprovada para fazer parte da TMA Brasil, representante brasileira da Turnaround Management Association, conceituada associação mundial que reúne profissionais envolvidos com recuperação da performance e do valor das empresas e organizações em geral. Seus membros são profissionais engajados na geração de valor nos processos de reestruturação, recuperação ou de liquidação de empresas. 

Quem precisa gerir o risco?

A todas as empresas que querem e precisam conhecer ou aperfeiçoar os seus controles de indicadores de performance e resultados, criando uma política de gestão sobre estes, minimizando os riscos e maximizando os resultados.

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe comercial entrará em contato para dar continuidade ao seu atendimento.