Aumente seus lucros com a sustentabilidade.

 No texto anterior referente à sustentabilidade empresarial, relatou-se a importância de aderir as práticas sustentáveis e que estas fazem parte da nova gestão, sendo, aliar as responsabilidades ambientais com a lucratividade da empresa.

Como prometido, abaixo serão listadas algumas dicas para você que tem um orçamento apertado e não sabe por onde ou como começar. Estas dicas podem ser aplicadas em qualquer empresa, adequando-as ao setor atuante e/ou atividades exercidas.

1) Uso Racional

Manter cuidados para reduzir o consumo de água e energia elétrica ameniza os impactos negativos ao meio ambiente, contribui para redução dos custos públicos para distribuição e manutenção destes serviços e diminuem os custos da empresa com suas respectivas faturas. Uma ótima pedida está em trazer hábitos mais econômicos, de caráter domiciliar.

Energia elétrica: aproveitar a energia solar, substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, não deixar aparelhos eletrônicos em stand-by, desligar computadores, ares-condicionados e outros aparelhos no fim do expediente, manter geladeiras e freezers longe do calor, instalar painéis fotovoltaicos, entre outros.

Água: instalar torneiras com fechamento automático, substituir descargas de válvulas por descargas acopladas, revisar vazamentos, entre outros.

2) Reutilização de água

Sabe aquela dona de casa que reaproveita a água da máquina de lavar e a água da chuva? Então, como a dica acima, copiar hábitos caseiros na empresa não fica de fora.

Logo, certifique a viabilidade de reutilizar a água da produção, de criar uma estrutura para captação e aproveitamento da água da chuva, ou até mesmo implantar um sistema para o tratamento de água para a reutilização posterior.

3) Papel

Talvez seja um dos vilões mais presentes no ambiente de trabalho, a utilização desenfreada e as impressões indevidas levam a um alto consumo. Em tal caso, recomenda-se trabalhar com arquivos digitais, sites ou outros meios de conferência. Imprimir somente quando for indispensável.

Caso haja necessidade da impressão, antes verifique se o mesmo está corretamente finalizado para não ocorrer reimpressões. Outra dica importante é aderir ao rascunho. O papel que iria para o lixo, reuse-o para outras impressões ou para anotações diárias.

4) Descartáveis

Diminuir o consumo de utensílios descartáveis gera economia dos custos e evita acúmulo de resíduos.

5) Lixo

Aplicar o hábito de separação do lixo e destiná-lo adequadamente, começando pelos mais conhecidos como os recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) até os resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta.

6) Parcerias

Torne-se parceiro de empresas, cooperativas ou ONGs de reciclagem, e até mesmo especialistas de descarte de resíduos mais pesados. Desta forma, estará contribuindo para o fortalecimento econômico do setor de reciclagem e para o aumento de vida útil dos aterros sanitários.

7) Cadeia de Produção

A reavaliação contínua de todos os processos de produção poderá identificar desperdícios, moldes para um melhor aproveitamento ou reutilização de sobras de matéria-prima.

8) Produto

Analisar a comercialização de produtos ou modelar o seu produto já existente com menor impacto possível ao meio ambiente, como exemplo, investir em matéria-prima e/ou embalagens biodegradáveis ou recicláveis. Ou seja, buscar alternativas que não prejudiquem o resultado final e a qualidade do produto.

9) Marketing

Divulgue ao mercado todas as providências que empresa aderiu em prol da sustentabilidade. Os clientes vão reconhecer e possivelmente destinarão sua preferência à empresa que se preocupa com atitudes socioambientais. Este tipo de buzz é abordado pelo conceito de Marketing Verde.

10) Colaboradores

Esclarecer e capacitar os colaboradores nessa estratégia da empresa sem dúvida é de extrema importância, bem como, ouvir os que estes têm a dizer. Já que, as melhores ideias com medidas sustentáveis para os processos internos poderão surgir deles.

Estas foram as principais dicas para iniciar as práticas sustentáveis em sua micro/pequena empresa, portanto existem outras diversas ações capazes de tornar seu negócio sustentavelmente responsável.

É preciso pensar e procurar o equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca. Economizar recursos e utilizar com consciência o consumo. Diminuir resíduos e poluentes. Reciclar ou destinar um local adequado para o que é produzido, consumido e descartado. Essas ações fazem refletir a origem destes recursos e como será preciso substituir.

E para as empresas que queiram embarcar de vez e levantar a bandeira dessa idealização, é primordial traçar um plano para essa nova gestão, assim como, que o monitoramento para um empreendimento contínuo e entender que os benefícios das práticas verdes são flexíveis podendo vir a curto ou longo prazo.

A MBF poderá ajudá-lo a encontrar este caminho concedendo dentro de sua realidade uma estratégia mais assertiva para uma gestão sustentável, de sucesso e ecologicamente correta.

Fonte: Charleane Silva - Projetos Econômicos

Comentários

Nenhum comentário até agora.