Atitudes que te afastam do sucesso

Apesar de cada um almejar realizações diferentes, o sucesso age de forma similarmente em nossas vidas. A explicação disso está em aceitar que o sucesso não é sinônimo de fama e riqueza, pelo contrário, o sucesso está relacionado às nossas conquistas, no êxito de nossos sonhos e desejos.

Mas você deve estar se perguntando como fazer para concluir seus propósitos, já que para tal não existe um “mapa do tesouro”. Não, realmente não existe, portanto há comportamentos que nos aproximam e também comportamentos que nos distanciam do sucesso. Então, aqui, serão citadas algumas atitudes que prejudicam e impedem de chegar até o seu “baú de ouro”.

Timidez

“A timidez, inesgotável origem de tantas infelicidades na vida prática, é a causa direta, mesmo única, de toda a riqueza interior.” - Emil Cioran.

Não importa se o que você busca seja pequeno ou insignificante aos olhos dos outros, não envergonhe-se dos seus sonhos, eles fazem parte do que você realmente é, identidade da sua essência, o seu diferencial dos outros e tal será seu passaporte para o sucesso. Afinal, o sucesso não segue uma particularidade, ele vai te acompanhar independente da sua diversidade.

Preguiça

“Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino.” - Thomas Atkinson.

Não espere as coisas caírem do céu ou baterem na sua porta, isso não irá acontecer, as realizações não vêm prontas, tudo se baseia em muito trabalho e disciplina para alcançar aquilo que tanto deseja. Sendo assim, abandone essa mania de “deixar para fazer depois”. Reflita sobre o que você quer, escreva, planeje, comece. Se observar que não está dando certo, replaneje e recomece. Não admita desculpas para procrastinação, entenda que os seus resultados serão consequências dos seus atos.

Pressa

“A pressa gera o erro em todas as coisas.” - Heródoto.

Toda pessoa de sucesso sabe que as realizações não acontecem da noite para o dia, entende que respeitar o cronograma do seu planejamento permitirá o desdobramento contínuo de tudo que precisa ser produzido. Apressar-se apenas atropelará uma atividade nas outras e consequentemente gerará imperfeições e erros que acarretarão em retrabalhos. Assim, compreenda que o tempo estabelece o espaço necessário para empreender suas atividades.

Falta de comprometimento

“É preciso encher o balde com comprometimento, empenho, dedicação e qualidade, se quiser derramar sucesso.” - Suyane Rosa.

Não adianta pôr a mão na massa sem comprometer-se verdadeiramente, porque, tão breve, sem a atenção devida todo seu planejamento ficará de escanteio. O esforço e a vontade de progredir não devem esfriar, a não ser que você queria colecionar frustações, dado que, uma pessoa não comprometida nunca irá terminar o que começou. E para evitar tal situação procure dedicar-se sempre, nem que for apenas um pouquinho por dia, afinal, aí está a chave para a evolução, mudar suas atitudes aos poucos, até que, tornem-se hábitos.

Inferioridade

“O complexo de inferioridade destrói a criatividade do ser humano!” - Kenia Martinez.

Achar-se menos é um mau que cerca a todos frequentemente, principalmente quando lidamos com tarefas complexas que desafiam nosso nível de conhecimento ou nossa inteligência emocional. Entretanto, não podemos centralizar no quanto somos pequenos, e sim no quanto poderemos crescer. Se tiver dúvida, peça ajuda, fale com pessoas que passaram por isso, pesquise, estude e tenha certeza que em breve encontrará uma solução. Talvez não se sobressaia com a mesma performance de um companheiro de trabalho, ou como qualquer outra pessoa que esteja utilizando de comparação, o importante é concentrar no seu crescimento através dessas experiências. Lembre-se que é uma natureza do ser humano a singularidade, sendo esta a referência de parâmetro do que se considera “ideal”. Neste caso observe que é natural ter momentos em que seremos complementos e outros que seremos a referência. Invista em você e acredite em si mesmo!

Medo do fracasso

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.” - Winston Churchill.

O medo faz parte do progresso, mas a diferença está como cada um reage. Claro, não é fácil saber como agir perante do novo, ou até mesmo manter as esperanças após um tombo, na verdade as vezes é difícil até mesmo se levantar após o tombo. No entanto, devemos lembrar que pessoas de sucesso não obtiveram seus objetivos logo de primeira, essa ilusão não permite sermos capazes de procurar e entender o que ela passou para chegar até ali, que houve todo um caminho cheio de desafios, tentativas, falhas, noites sem dormir, e outros prazeres ignorados para focar nas suas metas sem perder as esperanças e os ânimos. Perceber então, que a resiliência assim como o entusiasmo é indispensável e contribuirá para superar qualquer situação. Se precisar descansar, descanse. Desistir jamais!

Resistência à mudança

“Tanto nas empresas como na vida: quanto maior é a resistência a mudança, maior também é a necessidade de mudança.” - Thiago Tombini.

Um dos comportamentos mais difíceis de trabalhar, talvez por estar enraizado na cultura. A zona de conforto torna-se um refúgio para os que têm medo às mudanças ou aos que simplesmente não tem vontade de sair onde está e se desenvolver. Entretanto, estamos expostos a um mundo onde tudo está em constante transformação e a grande parcela disso está impulsionado à tecnologia, por isso, temos que ser flexíveis e saber adaptar-se às mudanças. Torná-las um aprendizado e não um fardo, conduzi-las e não bater de frente, porque as mudanças vão acontecer sempre, independente do seu comportamento, e se você não as aceitar, irá ficar para trás. Faça sua parte e procure se adaptar, afinal, poderá um dia ser você o idealista de uma mudança. 

Bom, há outras atitudes que atrapalham alcançar nossos sonhos, objetivos ou projetos. Porém, a intenção estava em trazer, de maneira geral, as principais ações que estão mais presentes em nossas vidas. Espero que essa lista ajude a identificá-las, caso exista em sua jornada, com o intuito de também conscientizar a importância de retirá-las da sua rotina para concretizar o seu sucesso.

Até,

Abraços!

Fonte: Charleane Silva - Projetos Econômicos

Comentários

Nenhum comentário até agora.