Não é novidade que o que alavanca o sucesso e o fracasso de toda empresa são as pessoas que dela fazem parte.

Pensando nisso, comemorar datas especiais pode ser uma ferramenta importante no processo de motivação de colaboradores e de endomarketing das organizações. Tais iniciativas podem ser tomadas por empresas de grande, médio e pequeno porte, sem distinção.

Infelizmente alguns vêem este tipo de ação como gasto e não como um investimento.

Pior que isso é mostrar uma empresa para a sociedade e esquecerse de vender uma boa imagem aos clientes internos. Um evento comemorativo é uma grande oportunidade de melhorar o clima organizacional, a produtividade, a qualidade de vida e a satisfação do colaborador com a empresa.

Pequenas ações tornam a empresa atrativa tanto para colaboradores quanto para outros profissionais que estão no mercado de trabalho. Entre outros aspectos, elas podem ser vistas como benefícios e são colocadas na balança no momento de aceitar uma proposta de trabalho ou permanecer na empresa.

Um planejamento de eventos comemorativos deve respeitar:

1 - Datas oficiais: Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Natal e etc;

2 - O aniversário do colaborador;

3 - Aniversário da Empresa, bem como a comemoração em caso de mudança de prédio;

4 - Atenção ao nascimento de filhos, formatura ou casamento de colaboradores.

Para comemorar estas ocasiões as empresas podem pensar em ações que estão adequadas às condições e perfil da empresa.

Afinal de contas, para o profissional o que conta é o valor afetivo da ação e não necessariamente seu valor monetário. Jantares, almoços, viagens, brindes (canetas, camisetas, chaveiros, canecas, agendas, cadernos e etc), sorteios, encontros, cartões, entre outras ações podem ser bem vistas.

O importante é pensar e implantar algo novo na empresa, pois desta forma é possível que cada um se sinta mais olhado e compreenda a ação como uma visão mais humana das pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Fonte: Psicóloga Mara Sarti Baleotti

Comentários

Nenhum comentário até agora.