7 FILMES QUE RETRATAM O EMPODERAMENTO FEMININO

Hoje é uma edição especial dedicada para nós, MULHERES!

Apresentamos um tema significativo para todas que buscam sucesso profissional: o empoderamento feminino.

E se você, do sexo masculino que está lendo e pensa que não será adequado continuar a leitura, está enganado, nós mulheres contamos com seu total apoio. Por favor, interaja e compartilhe conosco esse dia.

Constantemente nos deparamos e percebemos que este assunto está em discussão nos de comunicação, nas organizações, palestras, manifestos, salas de aulas, rodas de amigos e etc., entretanto, há inúmeras pessoas (incluindo mulheres) que não entendem a importância e o poder em mantê-lo em pauta, além dos benefícios que poderemos usufruir futuramente, visto que, apesar da sociedade ter evoluído em muitos aspectos, ainda existem consideráveis limitações quando o tema tratado relaciona-se ao empoderamento feminino.

Então, aproveitando este dia vamos frisar a nossa luta diária contra as ações que prejudicam e dificultam alcançarmos o nosso empoderamento, tais como: o preconceito, a desigualdade de gênero, a ausência de oportunidade, entre outros correlacionados.

Assim para reforçar o ânimo e maximizar as forças, listamos aqui 7 filmes que retratam diversos tipos de conflitos que provavelmente já vivenciamos e/ou presenciamos, porém com garra e foco apresentam mulheres que conseguiram vencê-los e hoje são exemplo, inspiração e orgulho para todas nós.

1.Frida (2002)

Uma pintora mexicana conhecida mundialmente, precursora e considerada uma das mulheres mais importantes história artística. Este filme conta a história de Frida Khalo, que, com muita determinação, quebrou e desafiou tabus da sociedade na época em que vivia através do seu grandioso trabalho e relacionamentos não “apropriados”.

Trailer: 

2.Olga (2004)

Filme Brasileiro que narra a verdadeira história da militante alemã Olga Benário Prestes a qual ficou encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, também conhecida como Revolta Comunista de 1935. Ela foi perseguida pelos nazistas, na Alemanha e por Getúlio Vargas no Brasil, destacando suas posturas de liderança frente à intolerância sofrida pelo governo.

Trailer:

3.Coco Antes de Chanel (2009)

A mulher mais aclamada do mundo da moda que enfrentou as convenções sociais de seu tempo, revolucionou o vestuário feminino e inventou a mulher moderna. Este filme é baseado na história de Gabrielle “Coco” Chanel que na infância é abandonada pelo pai num orfanato junto com sua irmã após a morte da mãe. Na juventude, trabalhava numa alfaiataria durante o dia e cantava à noite num cabaré. Logo conhece um milionário que a leva para viver juntos. Com gosto peculiar e confeccionando roupas para o seu amante, Chanel desenvolve o talento de estilista. Sem colocar limites entre a vida, o amor e o trabalho, passa a usá-las também, mesmo que os modelos tivessem sido retirados de trajes masculinos. Vivendo apaixonadamente, Chanel sabia que nunca se casaria, nem com o homem de sua vida. Daí vieram os ideais e a evolução da nova mulher.

Trailer:

4.Comer, Rezar, Amar (2010)

Aqui encontramos Liz Gilbert, a mulher moderna perdida e confusa em busca do que ela realmente deseja na vida, apesar de ter conquistado o que toda mulher “precisa” ter para uma vida perfeita: um marido, uma casa e uma carreira bem-sucedida. Então, ela toma coragem em mudar sua vida, arrisca tudo para encontrar seu verdadeiro “eu”, embarcando em uma jornada aos países: Itália, Índia e Bali.

Trailer:

5.A Dama de Ferro (2011)

Este filme narra a história da Margareth Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Sua posse ocorreu em 1979 e perdurou por onze anos. Liderou com êxito a retomada frente a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, adotando medidas impopulares com o intuito da recuperação do país. O principal foco do filme está no conflito de seu país com a Argentina, conhecida e polêmica Guerra das Malvinas em 1982. Portanto, mesmo antes de obter a mais alta esfera britânica enfrentou vários preconceitos em um mundo até então dominado por homens.

Trailer:

6.Histórias Cruzadas (2011)

Filme de grande valor, porque aborda as desigualdades de gêneros e raciais. Ele mostra a união de mulheres que lutam para combater o racismo contra mulheres negras que trabalhavam como empregadas domésticas em Mississipi na década de 60. Eugenia Phelan, uma jovem escritora “diferente” das outras moças que não se conforma com os tratamentos aos negros, enxerga nestas empregadas uma oportunidade de impor sua indignação e as convencem que pode ajudá-las, e através das histórias destas, denuncia os abusos e os preconceitos sofridos por elas de seus patrões no ambiente de trabalho.

Trailer:

7.Valente (2012)

Sim, princesas também enfrentam conflitos quando desejam ser elas mesmas. Valente exibe a história de uma princesa da Disney, Merida, uma jovenzinha que se opõe aos “deveres” impostos a uma moça nobre, como a etiqueta e os bons costumes devidos para garantir e ocupar sua posição. No entanto, ela usa seu arco e flecha como forma de defesa contra uma maldição que traz caos para o seu reino.

Trailer:

BÔNUS

Estrelas Além do Tempo (2016)

Filme mais recente da lista. A história real ocorrida no ambiente de trabalho da NASA durante a Guerra Fria, onde as amigas afro-americanas, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, além de encarar o grande preconceito racial da época também tiveram que provar suas competências diariamente para conseguirem ascensão na hierarquia da NASA. Após muito esforço e perseverança, as amigas tonaram-se fundamentais para a trajetória dos Estados Unidos na corrida espacial.

Trailer: 

VEJA TAMBEM MAIS 9 FILMES QUE RETRATAM O EMPODERAMENTO FEMININO

Fonte: Charleane Silva - Projetos Econômicos

Comentários

  • TÂNIA VIEIRA LIMA DA SILVA

    31/03/2018 - 18:46:06

    Um filme bem gostoso de assistir tbm : Mulheres Perfeitas (comédia) Trata de muitos aspectos femininos e de gênero. Empoderamento etc..